Outro ataque de tubarões no Recife

Reportagem de O Globo de hoje informa sobre outro ataque de tubarão no Recife.

O jovem Tiago de Freitas, de 15 anos, entrou no mar para ajudar a namorada que estava se afogando, e desapareceu na água. Posteriormente, o corpo do rapaz foi encontrado com marcas de mordidas de tubarão por todo o corpo.

O Instituto Médico Legal de Pernambuco está periciando o corpo para detreminar se houve afogamento seguido do ataque, ou se o rapaz foi atacado ainda vivo; de qualquer forma, fica patente que os tubarões ainda rondam as praias urbanas do Recife.

Esse incidente ocorreu na praia de Piedade, contínua à praia de Boa Viagem, mas já no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes. No começo desse mês, um outro nadador foi atacado por tubarões, quando nadava a 25 metros da praia, além dos arrecifes – o que é proibido.

Desde 1992, quando se registrou o primeiro ataque, já ocorreram mais de cinquenta casos de nadadores atacados por tubarão; os ataques ocorrem não apenas em Boa Viagem, mas também nas praias vizinhas de Jaboatão e Olinda.

Segundo algumas fontes (por exemplo, aqui e aqui), a principal causa do súbito surgimento de ataques de tubarões no Recife foi a construção do Porto de Suape, que alterou a topografia marinha da região (houve grandes escavamentos de areia para construção do Porto), o que teve grandes impactos ambientais por toda a área entre Suape e Recife; não por acaso, foi a partir do crescimento das atividades em Suape, no início dos anos 1990, que os ataques se tornaram mais visíveis.

About these ads

3 Comentários on “Outro ataque de tubarões no Recife”

  1. [...] contra ataques de tubarão; o protesto aconteceu 17 dias depois do registro do mais recente caso de morte por ataque de tubarão no Estado, o primeiro desse [...]

  2. [...] piscinas naturais que são ótimas para crianças (surfar em Boa Viagem é proibido por causa dos ataques de tubarões; leia sobre surf em Porto de Galinhas). Vendedores ambulantes oferecem diversos petiscos [...]

  3. Javier disse:

    Me digam em que praias se pode surfar em recife sem ameaca de tubarao, por favor


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.