Espetinhos na praia de Boa Viagem

Desde o início de abril, a Prefeitura de Recife decretou proibição de que vendedores de espetinhos e outras comidas rápidas ocupassem o calçadão e proximidades de Boa Viagem.

Moradores da Avenida Boa Viagem e ruas próximas da orla, entretanto, decidiram abraçar a causa dos comerciantes; ontem à noite, um grupo realizou ato de apoio aos vendedores. Com faixas e carro de som, eles protestaram contra a decisão da Prefeitura do Recife e cobraram a volta dos vendedores ao local; mesmo em número pequeno, os moradores conseguiram chamar a atenção dos motoristas que passavam pela avenida e de outros moradores que caminhavam pelo calçadão.

Manifestações de apoio vinham também das varandas dos apartamentos próximos à avenida Boa Viagem. A turismóloga Sueli das Dores garante que quer a volta dos comerciantes para a orla não só por questão pessoal, mas porque eles representam uma opção de lazer para a população. “O único atrativo natural que o Recife tem é a praia de Boa Viagem. Aqui, já somos carentes de atrações como a de barzinhos que você encontra em outras orlas, na de Maceió, por exemplo. Os espetinhos agregavam lazer, recreação, entretenimento e a confraternização da família e de amigos”, afirmou a moradora.

O presidente da Associação de Espetinhos e Dogueiros do Recife, Sérgio Antunes, participou do ato. Segundo ele, desde que os comerciantes foram obrigados a vender apenas nas ruas próximas à Avenida Boa Viagem (nas ruas transversais, que dão acesso à avenida), o movimento caiu cerca de 70%. “São mais de 60 famílias dependendo desses espetinhos e os vendedores estão praticamente parados há 28 dias. É um absurdo a prefeitura não abrir os olhos para isso”, afirma.

Sérgio Antunes quer que a prefeitura considere o cadastro de comerciantes que havia em 2007. “Tínhamos autorização da prefeitura para ficar aqui, fizemos curso de manipulação e conservação de alimentos com a Vigilância Sanitária e não permitíamos que os vendedores colocassem mesinhas no calçadão. Mas aí a prefeitura relaxou, vieram os não cadastrados e fizeram bagunça. Agora, querem proibir todo mundo. Está errado”, protestou o presidente da associação.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s