Praia de Boa Viagem

A praia de Boa Viagem é certamente a praia mais conhecida do Recife, e uma das mais conhecidas praias do Brasil.

A praia tem aproximadamente 7 km de extensão. Ela inicia-se no bairro e praia do Pina, no extremo norte, e vai até a divisa com a praia de Piedade, já na cidade vizinha de Jaboatão dos Guararapes; nos 2 últimos kms antes de Piedade (no trecho que vai da pracinha de Boa Viagem até Piedade), a praia é também conhecida como praia do Setúbal.

A Avenida Boa Viagem segue ao longo de toda a praia. Em Boa Viagem, não há edifícios com saída direta para o mar – em Piedade, há alguns imóveis que têm saída direta na areia da praia; esses imóveis, contudo, estão tendo problemas com o avanço do mar.

O avanço do mar é visível, em maior ou menor grau, em outros pontos de Boa Viagem; na região próxima à Pracinha, por exemplo, quando chega a maré alta, a faixa de areia fica muito estreita; na região do Setúbal, a faixa de areia desaparece – a Prefeitura despejou pedras de granito que criam uma faixa elevada. A área com faixa de areia mais larga (e portanto o trecho mais nobre de Boa Viagem) fica na altura do número 3000, onde localiza-se o Edifício Acaiaca.

boa-viagem

A foto acima mostra o trecho sul da Avenida Boa Viagem (numeração alta). A orla está praticamente toda tomada, principalmente por edifícios (cada vez mais de alto padrão) e, em menor número, hoteis e alguns poucos restaurantes; aquela área com um edifício mais baixo demarca a Pracinha de Boa Viagem. Note que dali para o sul (esquerda da foto), na região de Setúbal, já se observam as pedras para conter o avanço do mar.

O calçadão é tomado por barraquinhas, que vendem água de côco, refrigerantes, salgadinhos; restaurantes são permitidos apenas no outro lado da avenida Boa Viagem. Há uma bancada de cimento por toda a orla, onde se pode descansar; há coqueiros por toda a praia, mas poucos dos bancos de cimento são cobertos.

boa-viagem-acaiaca

A foto acima mostra a região em torno do Acaiaca. Areia larga para os guarda-sóis, algumas quadras de futevolei sob as árvores; os recifes (que existem por toda Boa Viagem) criam, durante a maré baixa, piscinas naturais que são ótimas para crianças (surfar em Boa Viagem é proibido por causa dos ataques de tubarões; leia sobre surf em Porto de Galinhas). Vendedores ambulantes oferecem diversos petiscos (caldinhos, peixe frito, espetinhos, ostras, camarões fritos, saladas de frutas, etc) na areia da praia.

avenida-boa-viagem

E acima, o trecho final (ou melhor, inicial, pois é ali que a avenida Boa Viagem começa sua contagem) da praia, já incoporando parte do bairro do Pina. Há diversas quadras de tênis (públicas) nessa área; aquela praça circular destina-se a patinação, ciclismo e skates; mais para o norte, alguns campos de futebol.

O último prédio da foto (canto direito) é a sede da JCPM (um dos maiores grupos empresariais pernambucanos); dali para diante, inicia-se o bairro de Brasília Teimosa, que até há poucos anos era ocupado principalmente por barracos, mas que foi reurbanizado recentemente (os antigos moradores foram transferidos para conjuntos habitacionais construídos pelo Governo) e que passa por uma explosão imobiliária. O prédio à esquerda do JCPM (com listras verticais) é o Recife Praia Hotel; todos os demais edifícios são residenciais.

Essa foi uma breve descrição da avenida Boa Viagem. Crédito das fotos: Governo do Recife.


3 Comentários on “Praia de Boa Viagem”

  1. […] Com iniciativas como essa, é de se esperar que o fluxo turístico do Recife continue crescendo. Abaixo, foto da Praia de Boa Viagem. […]

  2. […] as 6h e as 21h, o trecho de dois quilômetros da Avenida Boa Viagem compreendido entre o edifício Acaiaca e o 1º Jardim, além de trechos de ruas transversais que […]

  3. […] hotel é o Jangadeiro, na beira-mar de Boa Viagem. O pacote da diversidade do Jangadeiro é flexível: o hóspede pode entrar na sexta anterior à […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s