Forte das Cinco Pontas será centro de informação turística

O Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, Centro do Recife, será transformado em portal turístico para as pessoas que desejam conhecer a Região Metropolitana.

O forte passará por requalificação e ganhará um terminal que reunirá informações úteis aos visitantes sobre os municípios do Grande Recife. O projeto, orçado em R$ 2,6 milhões, está em fase de contratação das empresas que realizarão o serviço, e terá verba do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) II.

Serão construídos dentro do Forte recepção, centro de referência sobre o Recife, sala de exposições, auditório para 80 pessoas, oficina de museografia, sala para reserva técnica de acervo, depósito, sala para administração, lojas, lanchonetes e sanitários. Um terminal será instalado para que os visitantes possam acessar o Portal do Turismo Metropolitano, que também estará disponível na internet e disponibilizará roteiros turísticos personalizados.

Externamente, o Forte ganhará estacionamento. Atualmente, visitantes encontram dificuldades de parar próximo ao local. A área ao redor do prédio também será recuperada e remodelada segundo o projeto de paisagismo elaborado para a região.

A expectativa das Secretarias de Turismo estadual e municipal é proporcionar mais conforto, acessibilidade e segurança aos visitantes, além de conservar o patrimônio histórico do Recife. O documento com a ordem para início dos serviços deve ser assinado até o fim de agosto. O prazo para a conclusão das obras não foi informado.

forte-das-cinco-pontas

O Forte das Cinco Pontas tem, na verdade, quatro pontas (imagem acima). A fortificação é uma das mais antigas da História do Recife, tendo sido construído pelos invasores holandeses; após a retomada do Recife, os portugueses acharam conveniente manter a fortificação; durante um dos vários processos de reforma ao longo dos séculos posteriores, uma das pontas foi perdida.

O forte localiza-se à beira do Capiberibe, e está na rota de praticamente todos aqueles que se deslocam de Boa Viagem para o centro antigo (o viaduto mostrado na foto é o que conecta o cais José Estelita ao cais do Porto. Apesar da boa localização, o forte é pouco visitado justamente por causa da dificuldade de estacionamento; com essa iniciativa do Governo, os turistas ganham não apenas uma nova fonte de informações turísticas, mas também uma oportunidade de conhecer um dos monumentos históricos do Recife.

O Forte das Cinco Pontas é, juntamente com o ainda mais antigo Forte do Brum, um dos fortes mais conhecidos do Recife, e ainda assim é pouco visitado por turistas. Em Fortaleza, o Forte de Nossa Senhora de Assunção também fica na passagem do corredor turístico, mas é pouco visitado. Em Natal, o Forte dos Reis Magos, por sua posição de destaque na praia, recebe bom número de visitantes, mas não recebe a atenção que merecia da administração. Em Cabedelo, vizinha a João Pessoa, o Forte de Santa Catarina enconta-se em completo estado de abandono.


One Comment on “Forte das Cinco Pontas será centro de informação turística”

  1. […] no Forte das Cinco Pontas. Construída pelos holandeses, a fortaleza já foi importante na defesa do território contra […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s