Crise e burocracia cancelam voos internacionais

A TAM anunciou que, a partir de 13 de agosto, deixará de operar a linha entre Recife e Paris.

Essa é a segunda companhia aérea a anunciar cancelamento de voos internacionais passando por Recife; recentemente, também a americana Delta Airlines anunciou que suspenderá (a princípio, temporariamente) os voos que partem do Recife e Fortaleza rumo a Atlanta, nos Estados Unidos.

O diretor comercial da TAM, Klaus Kuhnast, explica que a parada do voo Recife-Paris, conexão que era mantida desde 18 de novembro de 2005 com partidas às sextas e retorno aos domingos, foi causada por dois fatores principais: retração do mercado por causa da conjuntura econômica (que reduziu a demanda de passageiros pela rotas) por razões burocrático-tributárias.

Klaus comenta que o voo São Paulo-Recife-Paris realiza o que em aviação se chama voo de cabotagem: uma rota internacional em que o avião, ao entrar no País, distribui os passageiros em mais de um aeroporto. Por causa dessa característica do voo, o diretor afirma que a companhia é onerada tanto no custo do combustível quanto em tarifas aeroportuárias.

“A partir de agosto, perderemos um desconto de 19% na tarifa de cabotagem e passaremos a pagar R$ 8 mil por voo; para comparar, um voo doméstico paga R$ 3 mil. Além disso, voos de cabotagem pagam imposto sobre combustíveis a uma taxa mais alta:  se o voo é internacional direto, fica mais barato; como a TAM faria um trecho nacional, pagaria como voo doméstico”, continua o executivo da TAM.

Isso explica por que o voo Recife-Fortaleza-Atlanta começou com quatro frequências semanais, mas em pouco tempo foi desmembrado e cada capital ganhou três voos exclusivos por semana; o Recife, no entanto, chegará ao final do ano com apenas dois, pois um deles será remanejado para a rota Brasília-Atlanta.

A diminuição da demanda já havia levado a portuguesa TAP já havia anunciado a suspensão temporária de uma de suas frequências da rota Recife-Lisboa, que passou a contar com seis voos semanais.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s