Missa do Vaqueiro, Serrita

Anualmente, em agosto, a cidade de Serrita, no sertão pernambucano (536 km de Recife), celebra os festejos da já tradicional Missa do Vaqueiro, para lembrar a morte do vaqueiro Raimundo Jacó; o evento acontece no Parque Nacional dos Vaqueiros.

Covardemente assassinado com uma pancada na cabeça em 1954, ele tornou-se símbolo da vida dura dos vaqueiros da região. Para homenageá-lo, o padre João Câncio, apoiado pelo primo famoso de Jacó, o rei do baião Luiz Gonzaga, passou a celebrar missa em protesto contra o crime nunca desvendado.

O evento entrou para o calendário turístico pernambucano, e , em Serrita, microrregião de Salgueiro, no Sertão, a 536 quilômetros do Recife.

Esse ano, a estimativa é que a Missa atraia 50 mil pessoas de todo o Nordeste, e algumas novidades devem ser apresentadas. “A cada ano que passa, procuramos mostrar a beleza da cultura sertaneja, em especial dos vaqueiros, fazendo com que ela se fortaleça mais e mais”, declara Helena Câncio, presidente da Fundação Padre João Câncio, organizadora do evento, com apoio da Fundação João Monteiro Filho e Governo do Estado.

Uma das mudanças esse ano é a nova versão de Rezas de sol, trilha sonora da missa, composta por Janduí Finizola, que será homenageado na ocasião. “Ela está sendo ensaiada por músicos conhecidos do público, entre eles Santanna, Maciel Melo e Josildo Sá. A trilha será tocada durante toda a missa, que começará pontualmente às 10h”, garante Helena.

Diversos artistas populares, que se apresentam em um grande palco montado no Parque dos Vaqueiros, ajudam a animar o evento.

O vídeo abaixo mostra a Missa de 2008:



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s