Influência inglesa no Recife

foi lançada recentemente a terceira edição, revista e ampliada, de Esses Ingleses (pesquise também a estante virtual, para edições usadas), de autoria do pesquisador Rostand Paraíso.

O livro traz um apanhado da história e influência do povo inglês no Recife; um dos prefácios é do mestre Gilberto Freyre, que atribui ao povo britânico boa parte do desenvolvimento tecnológico e da modernidade da cidade. E o Recife moderno, do começo do século passado, é uma das obsessões de pesquisa de Rostand.

“Fascina-me, como um todo, o Recife pitoresco, vibrante, acolhedor e fraterno, daqueles tempos. Dos seus pontos de encontro, de seus bares onde pontificavam intelectuais e boêmios famosos, do Savoy, do Brahma Chopp, da esquina do Lafayette. Da Rua Nova e da Imperatriz, com seu comércio elegante. Da Rua do Imperador, com seus jornais, repartições públicas e estabelecimentos bancários. Da Pracinha do Diário, ponto de convergência dos movimentos cívicos. Do Recife dos grandes carnavais, do Recife alegre dos estudantes e das muitas pensões familiares com suas engraçadas histórias. Do Recife contestador, do Recife libertário”, explica Rostand.

Segundo o pesquisador, houve época em que os ingleses eram tudo para o Recife. “O inglês era tudo, ocupando, entre muitas outras coisas, os cargos de chefia da Pernambuco Tramways, da Great Western, do Telégrafo Inglês, da Recife Drainage. Tinham cemitério próprio (o Cemitério dos Ingleses, que existe até hoje), fundavam clubes e mais clubes sociais, e difundiram, entre nós, hábitos alimentares diferentes, inovando em matéria de bebidas e na maneira de tomá-las, modificando a maneira de vestir, e, acima de tudo criando conceitos de pontualidade e de disciplina que constratavam dos então vigentes entre nós.”

O Recife é uma das cidades do Brasil com maior influência estrangeira; além dos ingleses, também os holandeses deixaram suas marcas no urbanismo, e os franceses deixaram marca na arquitetura.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s