Ensino superior de Pernambuco – avaliação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é a melhor instituição pública de ensino superior do Norte e Nordeste, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2009, divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC); ver ranking das Universidades brasileiras.

No geral, das 66 instituições (públicas e privadas) de ensino superior avaliadas em Pernambuco, três foram consideradas boas, 27 medianas e 36 ruins. Nenhuma faculdade conquistou o conceito de excelente. A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, teve a maior nota do Brasil.

Em todo o País, receberam o índice 2.001 escolas superiores. O IGC é um indicador de qualidade que levou em conta a infraestrutura dos cursos, o corpo docente, proposta pedagógica e o resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), antigo Provão, entre os anos de 2006 e 2008. Informações sobre as pós-graduações também são levadas em conta, a partir de critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Cada universidade ou faculdade recebeu uma nota que variou de 0 a 500. Essas notas foram divididas em cinco faixas. As faixas 1 (pontos de 1 a 100) e 2 (de 101 a 200) são consideradas insatisfatórias, a 3, mediana (de 201 a 300 pontos), e as 4 (de 301 a 400) e 5 (401 a 500), boas.

A UFPE somou 347 pontos (faixa 4), e atingiu o 47º lugar no ranking nacional; a carioca EBAPE, mais bem colocada do País, ficou com 469 pontos. Em Pernambuco, entre as instituições públicas, a pior nota foi da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (Fafopst), no Sertão, que pbteve apenas 88 pontos (faixa 1) e ficou em 1.606ª posição no Brasil.

Ao observar as faculdades privadas em Pernambuco, constata-se que a Faculdade Marista teve o melhor desempenho, com IGC 326 (76º no ranking geral). Com nota 101, a particular com o índice mais fraco foi o Instituto Superior de Educação de Salgueiro (Ises), figurando no 1.588º lugar. A Faculdade Maurício de Nassau não recebeu índice este ano porque questionou o IGC do ano passado.

“Estamos felizes com o bom resultado, sobretudo porque ficamos no grupo de 5% das universidades do Brasil consideradas boas. Mas nossa meta é avançar ainda mais em qualidade. Queremos chegar à excelência, com nota 5”, destacou a pró-reitora acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Cabral.

Entre os Institutos Federais de Ensino Superior, antigos Cefets, o de Pernambuco (IFPE), cuja sede fica no Recife, obteve 296 pontos (faixa 3). Acima dele, dos 16 avaliados, estão apenas o do Espírito Santo (308) e do Rio Grande do Sul (349). “É uma nota boa, pois no Estado ficamos abaixo apenas da UFPE, entre as federais, que é uma universidade de referência no Brasil”, comentou o reitor do IFPE, Sérgio Gaudêncio. Ele ressaltou, assim como a pró-reitora da UFPE, que o objetivo é melhorar o IGC.

Classificada em último lugar no Estado, a Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada oferece graduação em letras, matemática, biologia, história, geografia, educação física e serviço social. O presidente da autarquia educacional do município, Pedro Melo, se disse surpreso com o resultado. “É bom que o MEC venha mesmo nos inspecionar, pois o índice não corresponde a nossa realidade. Foi injusto.” Mesmo diante da má avaliação, a instituição planeja abrir cursos de psicologia e turismo em 2010.


One Comment on “Ensino superior de Pernambuco – avaliação”

  1. […] a segunda melhor colocação entre as universidades federais do Nordeste, abaixo apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), publicado pelo MEC (ver a lista completa da […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s