Vinhos de Petrolina e do Vale do São Francisco

Já há alguns anos, a Associação Brasileira de Enologia tem promovido o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil.

De hoje até o dia 12, será realizado em Petrolina, na região pernambucana do Rio São Francisco, o I Concurso Internacional de Avaliação de Vinhos do Vale, com a participação de jurados e jornalistas de várias partes do mundo. Esse  evento é organizado pelo grupo belga Vinopress, e avaliará vinhos de todos os produtores da região de Petrolina, e mais 46 vinícolas do restante do país;  um total de 160 amostras deve ser colocado sob avaliação.

Este evento coloca definitivamente o Vale nas questões de debates sobre os pólos vitivinícolas. A Vinopress trará oito jornalistas para o Concurso, que certamente ganhará repercussão na Europa.

Apesar de ter se lançado na produção de uva e vinho há pouco mais de duas décadas, enquanto a Região Sul desenvolve a vitivinicultura há mais de um século, o Vale do São Francisco tem conseguido rápidos avanços.

A região produtora de vinho no Vale – que compreende os municípios pernambucanos de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, além de Casa Nova,  na Bahia – tem hoje 12 vinícolas; é a única região do mundo que produz no paralelo 8 (próximo ao Equador) e o ano inteiro; alguns vinhos que levam o rótulo do Vale já atravessaram fronteiras e são exportados para várias partes do mundo.

Além do crescimento do fluxo turístico, a produção e comercialização de vinhos no Vale do São Francisco tem provocado uma corrida na implementação dos conhecimentos neste setor. Há que se destacar, neste aspecto, o curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) do Sertão Pernambucano. Os alunos já produzem vinho em caráter experimental.


4 Comentários on “Vinhos de Petrolina e do Vale do São Francisco”

  1. […] carne do bode, entretanto, há muito tempo é consumida em alguns redutos de Pernambuco; em Petrolina, o bodódromo ganhou fama como maior centro gastronômico de bode do […]

  2. Gostaria de saber qual foi o vinho pemiado no 1° concurso internacional de vinhos realizado em Petrolina.
    Grata,
    Emanuelle Marçal

  3. yanpai disse:

    Emanuelle,
    Também pesquisei pelo resultado do concurso, mas não encontrei nenhuma informação.
    Olhei o site da Prefeitura de Petrolina, da vinopress e da embrapa, nenhum deles trouxe os resultados.

  4. […] do sabor do vinho e do surubim ali produzidos. O Estado de Pernambuco também incentivou o turismo do vinho em Petrolina; essa promoção turística no Vale do São Francisco reforçou a estratégia da produção […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s