Rede de proteção contra tubarões

Grupos de surfistas realizaram protesto, ontem pela manhã, na Praia de Boa Viagem, para cobrar das autoridades medidas efetivas contra ataques de tubarão; o protesto aconteceu 17 dias depois do registro do mais recente caso de morte por ataque de tubarão no Estado, o primeiro desse ano.

Os surfistas pediram que se agilize a instalação da tela de proteção na orla; a tela já foi comprada,  financiada pela Fundação Avina (que fomenta iniciativas para desenvolvimetno sustentável), da Suíça, custou R$ 100 mil e está sendo submetida a testes nesses últimos dois anos; até agora, entretanto, não foi anunciado prazo para a implantação.

Segundo o presidente da Associação dos Surfistas de Olinda, Mauro Melo, os trabalhos desenvolvidos pelo Cemit – Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (agência criada pelo Estado de Pernambuco), até agora, não apresentaram soluções práticas para evitar ataques em Pernambuco (o Cemit tem feito experiências para monitorar o comportamento de tubarões através de chips de rastreamento).

De acordo com o surfista Alexandre Ferraz, 25 anos, a colocação da rede de proteção trará mais segurança para os banhistas e os surfistas. “Eu sempre morei em Boa Viagem e nunca surfei aqui com medo; hoje, tenho que me deslocar para Maracaípe. Caso medidas sejam tomadas para evitar ataques, a praia será mais um ponto de surfe e as pessoas ficarão mais tranquilas”, afirmou.

De acordo com o coordenador do Instituto Praia Segura, Sérgio Murilo Filho, a tela de proteção apresentaram deficiência em  testes feitos este ano em Boa Viagem. “Dois peixes ficaram presos à rede, o que não deveria acontecer. Vamos trocar a malha (espaço entre as amarrações) de 5 centímetros para 2,5 centímetros para evitar danos ao meio ambiente”, explicou – desde 2007, já existem controvérsias quanto ao impacto ambiental dessas telas.

Sérgio Murilo disse também que em um mês a nova malha chegará. Depois do reparo do equipamento, o projeto será analisado pelo Ibama, CPRH e pela Procuradoria-Geral do Estado. “Não há prazo certo para instalação da rede”, afirmou.


4 Comentários on “Rede de proteção contra tubarões”

  1. juliana disse:

    Espero que essa malha nunca seja colocada, isso é pura ignorância da sociedade, lembrando que os tubarões desviaram sua rota para as praias de Boa Viagem e Piedade devido a criação do Porto de Suape, não tendo assim os elasmobrânquios culpa disto.

    Só lembrando que muitas das especies de tubarões estão em extinção, nossas praias já estão poluídas, ainda sem o topo da cadeia alimentar o mais prejudicados seremos nós mesmos, com o desequilíbrio dos oceanos e a falta do oxigênio gerado por eles para nossa sobrevivência.

    Lembrando que sou mergulhadora e tenho procurado tubarões e arraias em nossa costa, mas sem sucesso. O que tenho encontrado apenas são os lixos depositados por humanos.

    LAMENTÁVEL.

    • Manuela Alves disse:

      Juliana, sou de um grupo de pesquisadores sobre elasmobranquios, aqui do Ceará. Estamos atrás de fazer um protesto contra essas redes, pois sabemos que irá sim matar mais tubarões, já não basta serem mortos mais de 150 milhoes por ano.. eles querem colocar mais alguns nessa contagem só para que possa surfar. Infelizmente, não posso dizer que a culpa dos tubarões estarem naquele local são do povo que mora por lá, mas sim de um governo inresponsavel que não foi capaz de fazer uma pesquisa mais aprofundada e correta antes de montar o Porto de Suape. Queria muito poder entrar em contato com você, pois adorei a sua resposta e gostaria de conversar mais sobre as redes para conseguirmos impedir esta ideia, que não passa de uma estupidez do governo para ganhar mais e mais dinheiro com o turismo.

  2. lucas disse:

    e bom que bote essa rede,vai ser mt bom

  3. Diego disse:

    cade essa rede que nao colocam ?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s