Expogesso em Araripina

Se você já quebrou o braço e precisou engessá-lo, então provavelmente teve contato com um material originário de Araripina, no sertão pernambucano. A cidade de Araripina e seu entorno (incluindo principalmente os municípios de Trindade, Ouricuri, Ipubi e Bodocó), no chamado Sertão do Araripe, produzem 95% de toda a gipsita (matéria-prima do gesso) consumida no Brasil.

Para discutir essa indústria do gesso, que gera quase cem mil empregos (entre diretos e indiretos) na região, realiza-se de 2 a 4 de outubro, no município de Trindade, a I Expogesso; o evento é realizado pela prefeitura de Trindade e pelo Sebrae-PE.

expogesso

E o principal tópico para discussão está definido: a busca de novas matrizes energéticas para processamento da gipsita em gesso. Atualmente, duas são as fontes utilizadas: queima de madeira da caatinga (muitas vezes extraída de forma ilegal) e uso de coque, derivado pesado do petróleo. Além de agredirem o meio-ambiente, essas técnicas são ineficientes e caras.

Existe a preocupação de que, com a conclusão da Ferrovia Transnordestina (cujo trecho pernambucano deve começar a operar em 2011), os atuais compradores prefiram comprar a gipsita bruta e processá-la em outros locais, com outras formas mais eficientes de energia.

Como a região encontra-se a aproximadamente 600 km do Recife e a 500 km de Fortaleza, não será fácil encontrar outras fontes alternativas; um estudo técnico foi encomendado por diversas associações de indústria, desde a local até a nacional. Os resultados do estudo, que custarão R$ 450 mil, sairão no início de 2010.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s