Restaurantes de Pernambuco terão cardápio em braille

A Secretaria de Estado de Saúde abriu ontem o Segundo Fórum da Pessoa com Deficiência, no Centro de Convenções; o evento se estende até hoje. O objetivo do fórum, que conta com a participação de mais 250 portadores de deficiências visual, motora, auditiva e intelectual é discutir uma política estadual que garanta o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.

alfabeto-brailleAproveitando o ensejo, foi anunciado que, a partir de dezembro desse ano, 240 restaurantes de Pernambuco vão disponibilizar versões de seus cardápios em braile. Para viabilizar esse projeto, foi assinado ontem um convênio entre a Secretaria Estadual de Turismo, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Pernambucana de Cegos (Apec).

Essa é mais uma iniciativa do Programa Turismo Acessível – Pernambuco sem Fronteiras. O projeto, pioneiro no Brasil, tem o objetivo de adequar os destinos turísticos do Estado para receber visitantes e consumidores locais portadores de alguma deficiência física.

Para o presidente da Apec, Antônio Muniz, deficiente visual, o cardápio em braille é uma maneira de reconhecer e respeitar o cego, como consumidor e, sobretudo, com cidadão. “Agora, vamos ter acesso ao cardápio como qualquer outro consumidor. Eu não vou precisar mais pedir a ninguém para ler o cardápio. Isso me torna mais independente,” disse.

Os cardápios custarão R$ 6 mil e serão elaborados pela Apec, com financiamento da Secretaria de Turismo; estima-se que os cardápios estejam prontos em 45 dias.


One Comment on “Restaurantes de Pernambuco terão cardápio em braille”

  1. Olá! achei de suma importância que o turista que vier visitar a nossa linda cidade; o Recife, tenha muito o que contenplar no que diz respeito à vários ontos de visitação como: museus, igrejas, bares, restaurantes e a noite festiva. Gostaria de em breve, ver incluso neste roteiro o Jardim Botânico do Recife, onde o turista irá encontrar uma diversidade da nossa mata atlântica, um dos biomas mais completos em fauna e flora e que está bem perto do centro de Recife. Localizado na BR 232 – curado, após o CMINE em frente a lombada eletrônica.

    Obrigada.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s