Trens de Pernambuco – Linha Diesel

Pernambuco já teve uma das mais extensas linhas férreas do Brasil (a estrada de ferro Recife – São Francisco, inaugurada em 1858, foi a segunda ferrovia a ser construída no Brasil – ver História dos trens no Brasil). Recife é uma das poucas cidades do Brasil a ter um Museu do Trem, situada na estação central do metrô (ver fotos).

Como em todo o país, as ferrovias foram perdendo importância em Pernambuco.  Uma das poucas linhas remanescentes é a que liga o Porto do Recife ao Cabo do Santo Agostinho, que durante o São João se transforma em trem do forró e durante o carnaval se transforma em trem do frevo.

Uma outra linha, menos conhecida, mas muito mais utilizada, e de grande valor histórico, é a linha que liga a estação Curado, no Recife,  à estação Cabo, em Cabo de  Santo Agostinho; ver mapa abaixo. A linha é conhecida como Linha Diesel, pois as duas locomotivas, ambas com 53 anos de idade, que fazem o percurso são movidas a diesel.

metro-recife

Essa linha faz integração com as duas linhas de metrô do Recife. O Curado é um dos bairros mais pobres do Recife, e o Cabo é um dos municípios mais pobres da região metropolitana do Recife. A Linha Diesel transporta 4.500 pessoas por dia.

A passagem apenas para o trem custa R$ 1,40; por R$ 1,85, pode-se fazer transferências também para o metrô e diversas linhas de ônibus que fazem parte do sistema integrado. É certamente a maneira mais econômica para diversos moradores da periferia chegarem a seus compromissos no Recife.

A Linha Diesel circula de 5h30 às 20h30 de segunda a sexta-feira, de 5h30 ao 12H30 aos sábados, e não circula aos domingos. Em dias de semana, quando não panes, são 13 viagens diárias. A linha tem pouco mais de 31 km de extensão, sendo 7 km em linha dupla e 24 km em linha simples.

Abaixo, foto de um dos trens da Linha Diesel (ver mais fotos aqui).

trem-diesel-recife

A Linha Diesel está com os dias contados. A CBTU, que gerencia a linha, pretende substituí-la por uma linha VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), mais leve, moderna e rápida.


2 Comentários on “Trens de Pernambuco – Linha Diesel”

  1. marcelo disse:

    em pernanbuco o povo que mora de vitoria ate moreno qui
    que anda de tren vai uma dica pege o onibus vitoria recife saute en frente a estacão jaboatão na estasão pege o metrô saute na estacão coqueral pegue o metrÔ de camaragibe saute na estacão curado e pegue o trem dizel

  2. leonardo disse:

    nem tem mais trem a k em Vitoria de santo antao.
    Ja que vai colocar VLTs na linha atual na linha diesel bem que les devia colocar os trens dessa linha pra rodar passando por Moreno, Vitoria, Gravata, Bezerros ate Caruaru. Era isso que a CBTU devia fazer.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s