Paço do Frevo – Recife

Recife realizou diversas ações para marcar o centenário do frevo, o ritmo musical mais associado à capital pernambucana; diversos eventos foram organizados em 2007, 2008, e prosseguem ainda nesse anos de 2009.

O prédio onde funcionava o antigo telégrafo inglês, no Bairro do Recife – ao lado do Arsenal da Marinha –, vai se transformar em outro espaço para inglês ver: o Paço do Frevo. Essa iniciativa da Prefeitura do Recife, que tem patrocínio da Fundação Roberto Marinho e apoio do Governo do Estado, pretende se firmar como centro perene de valorização do ritmo do frevo, que atrai turistas de todo o mundo para a capital pernambucana. Abaixo, fotos do prédio em seu estágio atual, e desenho do projeto no novo museu.

paco-frevo

paco-frevo-projeto

Com obras previstas para janeiro de 2010, o núcleo deve ser inaugurado no ano seguinte. O investimento é de R$ 8,7 milhões, que permitirão a restauração das fachadas e a adaptação dos espaços internos do prédio. Loja, bar, biblioteca, salas de consulta, exposições e aulas, salão de espetáculos e laboratório compõem o projeto.

O novo centro difusor do frevo e da cultura local contará com a artista Bia Lessa para assinar a museografia. Os visitantes terão acesso a ferramentas multimídia para conhecer, pesquisar, ouvir e experimentar o frevo. Além do acervo de exposições permanentes e temporárias, o espaço abrigará programação constante de espetáculos e aulas de dança, serviços de audiovisual e interatividade.

Segundo o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, um dos pontos fortes do Paço do Frevo será a oportunidade de o turista interagir com o ritmo por fontes plurais. “Ao lado de centros como a Primeira Sinagoga das Américas, a praça do Marco Zero (foto abaixo) e outros patrimônios históricos e culturais, o Recife vai se transformando tanto para turistas quanto para a população local”, acrescenta.

marco-zero-recife

O secretário ressalta ainda que a criação do ambiente permitirá melhor divulgação dos trabalhos dos artistas locais e bons negócios para comerciantes de CDs, DVDs, livros e outros produtos relacionados ao gênero. “O projeto é bom para todos, e vai estimular a interação e a vivência das pessoas com o frevo”, destaca.


2 Comentários on “Paço do Frevo – Recife”

  1. […] Turismo em Recife e Pernambuco Dicas de viagem no Recife, Porto de Galinhas e Pernambuco « Paço do Frevo – Recife […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s