Investimentos em Itamaracá e litoral norte de Pernambuco

Fatores como o crescimento do turismo pernambucano, a Copa do Mundo, e a rápida retomada da economia estadual começam a ter influência sobre uma região que passou quase 20 anos esquecida por investidores privados e pelo próprio setor público. Depois de seu auge como veraneio obrigatório para os pernambucanos, o Litoral Norte foi largado à própria sorte; agora, projetos imobiliários e turísticos começam a ressurgir.

itamaracaUm dos obstáculos para o desenvolvimento do Litoral Norte, diz o presidente da Associação dos Hoteleiros da Ilha de Itamaracá (Ahita), Gustavo Calheiros, é o complexo prisional. Lá, ficam a Penitenciária Professor Barreto Campelo, o Presídio Agroindustrial São João (PAI) e o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP). As frequentes notícias de rebeliões e fugas de prisioneiros (ver aqui e aqui) acaba por afastar os visitantes.

No mês passado, iniciou-se a construção do Centro de Ressocialização Integrado (CIR) de Itaquitinga, que ficará no município homônimo da Mata Norte. O CIR, com 3.126 vagas, terá capacidade de absorver a totalidade dos detentos do Barreto Campelo e da PAI; a partir de 2010, já se inicia a transferência de presos.

O anúncio do cronograma de entrega do CIR de Itaquitinga já animou o mercado imobiliário de Itamaracá. O governador do Estado, Eduardo Campos, afirmou durante o lançamento do CIR que em 2010 será retomado o plano de leiloar um grande terreno público na ilha para a implantação de um ou até mais de um complexo hoteleiro ligado ao ecoturismo.

O leilão deveria ter seu edital publicado no final do ano passado. Seria oferecido um primeiro lote de 1.400 hectares (avaliado em R$ 53 milhões), parte de uma área maior, de aproximadamente 2.500 hectares, que o governo possui em Itamaracá. Mas, antes que a concorrência pública tivesse início, veio a crise financeira, que obrigou os investidores a reverem seus planos.

Agora, parece que uma nova conjuntura se abre, prometendo uma fase de progresso para Itamaracá e vizinhanças.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s