Bode e sushi não combinam

O Entre  Amigos é um restaurante que iniciou em um espaço pouco maior que um bar e cresceu até tornar-se um dos maiores restaurantes de Recife (ver nota no Jornal do Comércio).

Recentemente, o restaurante inaugurou uma expansão (um espaço no segundo andar com varandas) e introduziu uma novidade: comida japonesa.

E mais que isso: em outra reportagem, o Entre Amigos informa que convidou um especialista em comida japonesa de São Paulo, Luizinho Hirata, sushiman do Koi, que trabalharia como consultor do restaurante pernambucano.

Luizinho declarou, corretamente, que muitos restaurantes japoneses do Recife estavam desvirtuando a culinária japonesa, seja ao criar novos pratos que fugiam à tradição, seja empregando profissionais pouco qualificados. In verbis: “O crescimento acelerado e intenso do setor fez com que fossem requisitados mais e mais sushimen. Resultado: uma técnica que, normalmente, se leva 10 anos para aprender estava indo parar na mão de profissionais com apenas um a dois anos de treinamento, e esses já começavam a treinar outros profissionais, num ciclo vicioso de desvirtuação. São pessoas que têm pouca base e compensam a deficiência com muita invencionice”.

Com essa expectativa, de encontrar a tradicional comida japonesa, preparada por profissionais habilidosos, visitamos o Entre Amigos recentemente.

Que decepção!

Não há algo simples e direto, como um combinado sushi/sashimi. Todos os combinados são compostos de sushis exóticos, a maioria dos quais inclui maionese (!!). Não há um teishoku, não um misoshiru, um arroz branco. Pouco atum (o mais tradicional peixe para sashimi), bastante salmão, o peixe branco não era o robalo (e sim o costumeiro – em Recife – agulhão branco). O salão do sushi não é isolado dos demais, o que causa uma mistura de odores.

E que demora! Uma das habilidades essenciais do sushiman é produzir o sashimi com rapidez ; a partir do momento em que é retirado de temperatura refrigerada, o peixe começa a perder frescor. O combinado que pedimos (que veio extirpado de toda a maionese, cream cheese, etc) demorou quarenta minutos.

Preço do combinado: R$ 89 (46 peças, das quais 15 de sashimi).

Definitivamente, sushi e bode não combinam.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s