Virgens de Verdade – carnaval de Olinda

Existe uma saudável – mas acirrada – disputa entre Olinda e Recife para saber qual das cidades tem o melhor carnaval.

Entre os argumentos da disputa, Olinda afirma que seu carnaval é genuinamente popular, enquanto no Recife ainda haveria alguma intervenção econômica. Recife, por outro lado, argúi que tem polos que abrangem a cidade inteira, com grande diversidade de ritmos, enquanto Olinda seria concentrada em área menor, na cidade Histórica.

Por outro lado, num ponto as cidades (assim como todo o Estado de Pernambuco) sempre concordaram: o carnaval daqui sempre foi genuíno, fundado nas tradições regionais, sem influências televisivas como no Rio, sem influências comerciais (como axé, abadá, etc) como na Bahia.

Toda essa introdução foi para informar: o bloco Virgens de Verdade arrastará 800 mil pessoas pelas orlas de Olinda, na 11a. edição do evento.

Olinda começa a responder ao Recife, que tem o mérito de ver o Galo da Madrugada registrado no Guinness Book como a maior parada de rua do mundo. O Galo segue imbatível, com mais de 2 milhões de seguidores, mas colocar 800 mil pessoas nas ruas, a duas semanas do carnaval, é proeza admirável.

Ademais, Olinda começa a mostrar que não é feita apenas de colinas e prédios históricos; ao contrário, a maior parte de Olinda compõe-se de bairros nas baixadas, que contam com belas praias (a praia na parte mais visitada de Olinda não é recomendada para banhos).

Há, porém, o outro lado: os trios elétricos, o samba, o axé tomarão Olinda. A Banda Pinguim tocará no trio abre-alas; Alceu Valença (esse, pernambucano), Almir Rouche, André Rio, Garota Safada, Aviões do Forró, Bois Garantido e Caprichoso, Pixote, Molejo, Chicabana, animam o bloco, em onze trios elétricos, além das participações de Elba Ramalho e Neguinho da Beija Flor.

A concentração das Virgens começa às 10h da manhã, em frente ao Clube Atlântico Olinda, na avenida beira mar. Os blocos seguirão por toda a orla de Olinda, num percurso de 3,5 km até a rua Tertuliano Feitosa, encerrando no corredor da folia.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s